Comunidade | 06/12/2025 | 843 visualizações
A Guia Lean, de Xanxerê, foi uma das 18 startups premiadas no BRDE Labs SC Growth 2025, recebendo R$ 10 mil pelo avanço na estruturação comercial e processos estratégicos. O reconhecimento reforça a força do ecossistema de inovação do Oeste catarinense, que também teve a Gloube entre as vencedoras.
A startup Guia Lean, de Xanxerê (SC), foi uma das 18 startups premiadas na Grande Final do BRDE Labs SC Growth 2025, realizada em 4 de dezembro, em Florianópolis. O programa recebeu 291 inscrições, das quais 100 empresas foram selecionadas para participar da trilha de aceleração, promovida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Incubada na INCTECh da Unochapecó e integrante do Pollen Parque Científico e Tecnológico, a Guia Lean recebeu R$ 10 mil em premiação, um reconhecimento ao avanço da startup na estruturação de sua área comercial e no desenvolvimento de processos estratégicos para escalar suas operações.
O BRDE Labs SC é considerado um dos principais programas de aceleração de Santa Catarina, com foco em inovação, sustentabilidade e crescimento. A trilha Growth, da qual a Guia Lean participou, teve como objetivo fortalecer a máquina comercial das startups por meio da validação de processos internos, mentorias especializadas e implementação prática dos conteúdos.
De acordo com a equipe do Guia Lean, a participação no programa marcou um ponto de virada para o negócio:
“Para o Guia Lean, a participação no BRDE Labs Growth proporcionou um amadurecimento significativo. O trabalho de estruturação do pipeline de vendas foi transformador, e a compreensão da lógica dos gatilhos de passagem foi extremamente esclarecedora. Essa imersão prática reestruturou nossa organização e nos preparou para a próxima fase de crescimento.”
Além do Guia Lean, outra startup incubada no Pollen Parque, a Gloube, também esteve entre as premiadas, reforçando a qualidade do ecossistema de inovação do Oeste catarinense.
O prêmio consolida o Guia Lean como uma das startups mais promissoras do estado em 2025 e destaca o impacto positivo da integração entre universidades, incubadoras e programas de aceleração voltados ao fortalecimento de negócios tecnológicos.