Comunidade | 11/01/2026 | 644 visualizações
As equipes do 14º Batalhão de Bombeiros Militar localizaram, na tarde de 11 de janeiro, o corpo de uma vítima do sexo feminino, menor de idade, durante as buscas realizadas no Rio Chapecozinho, a cerca de 5,5 quilômetros do ponto inicial da operação, após mais de 12 horas de trabalho contínuo.
As equipes do 14º Batalhão de Bombeiros Militar retomaram, na manhã de 11 de janeiro, as buscas no Rio Chapecozinho, no Oeste de Santa Catarina. A operação teve como foco a navegação com embarcação, aproveitando o nível mais baixo da água para a verificação direta de pontos de remanso, locais com acúmulo de galhos e indícios de odores. Durante o deslocamento, o percurso apresentou dificuldades técnicas, com presença de quedas d’água ao longo do trajeto.
O planejamento inicial previa a varredura de cerca de nove quilômetros do rio. No entanto, em um remanso antes da última queda d’água que antecede a PCH Salto Voltão, a equipe identificou um odor e interrompeu o avanço para realizar buscas no local. A partir disso, os bombeiros iniciaram uma verificação detalhada nas margens do rio, com o objetivo de localizar a origem do indício identificado durante a navegação.
O corpo de uma vítima do sexo feminino, menor de idade, foi localizado por volta das 14h40, a cerca de 5,5 quilômetros do ponto inicial das buscas, em uma área com acesso íngreme. Diante das condições do terreno, foi solicitado apoio de mais efetivo. A retirada teve início por volta das 17h, com a montagem de sistemas de redução de força para o resgate em ribanceira, sendo finalizada aproximadamente às 18h40. A operação se estendeu por mais de 12 horas de trabalho contínuo, conforme informações da aspirante BM Andressa Ribeiro Pompas, comandante de área da 3ª Região de Bombeiros Militar.