Polícia | 21/01/2026 | 377 visualizações
A Polícia Federal realiza, na próxima quinta-feira (22), a solenidade de posse do delegado Edson Geraldo de Souza no cargo de Superintendente Regional da instituição em Santa Catarina. A cerimônia está marcada para as 10h30, no auditório da sede da PF, no bairro Agronômica, em Florianópolis. O evento contará com a presença do Diretor-Geral da […]
A Polícia Federal realiza, na próxima quinta-feira (22), a solenidade de posse do delegado Edson Geraldo de Souza no cargo de Superintendente Regional da instituição em Santa Catarina. A cerimônia está marcada para as 10h30, no auditório da sede da PF, no bairro Agronômica, em Florianópolis.
O evento contará com a presença do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e da Corregedora-Geral da Polícia Federal, Aletea Vega Marona Kunde, que ocupou o cargo de Superintendente Regional da PF em Santa Catarina por mais de dois anos e meio. Também são esperadas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes das forças de segurança pública.
Trajetória do novo superintendente
Integrante dos quadros da Polícia Federal desde 2006, o delegado Edson Geraldo de Souza possui ampla experiência na condução de unidades estratégicas da instituição. Atuou como chefe das delegacias da Polícia Federal em Ribeirão Preto (SP), entre 2016 e 2019, e em Campinas (SP), de 2019 a 2025.
Ao longo da carreira, esteve à frente de operações de grande repercussão nacional, como a Operação Sevandija, que revelou um rombo milionário nos cofres públicos da Prefeitura de Ribeirão Preto; a Operação Concierge, responsável por desarticular um esquema bilionário de fraudes em transações digitais envolvendo “fintechs” não autorizadas pelo Banco Central; e a Operação Follow the Money, referência no combate a crimes financeiros e à lavagem de dinheiro.
Edson Geraldo de Souza também teve papel pioneiro, junto à Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da PF (DICOR), na criação de grupos especializados no combate ao roubo de cargas na região de Campinas, na repressão ao tráfico internacional de drogas por via aeroportuária e na estruturação de um dos mais reconhecidos núcleos de combate a crimes financeiros no estado de São Paulo.
O delegado é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), e possui especialização em Liderança de Organizações, pela HEC Paris, na França (2020).