Marcos Pedroso

Marcos Pedroso

Marcos Vinicius Pedroso é comunicador digital e criador de conteúdo. Produz materiais que vão da política ao cotidiano, sempre...

  • Instagram

Saúde SC promove encontro sobre estágios obrigatórios nas unidades próprias  

Política | 29/11/2025 | 546 visualizações

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina promoveu um encontro para alinhar fluxos e processos relacionados aos estágios obrigatórios nas unidades próprias.
A reunião reuniu equipes responsáveis pela Educação Permanente, Contrapartidas e operacionalização dos estágios em toda a rede estadual.
O objetivo foi fortalecer a governança das atividades de formação desenvolvidas nas estruturas da saúde pública catarinense.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) realizou, neste mês, uma reunião com os responsáveis pela Educação Permanente, pelas Contrapartidas e pela operacionalização dos estágios obrigatórios das unidades próprias. A iniciativa teve como propósito promover o alinhamento de fluxos, aprimorar processos e fortalecer a governança dos estágios obrigatórios em toda a rede estadual de saúde. 

As atividades de integração foram conduzidas pela equipe do Núcleo de Estágios da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). Na sequência, a diretora Aline Daiane Schlindwein realizou a acolhida institucional, ressaltando a relevância do trabalho das equipes das unidades no apoio à formação dos futuros profissionais de saúde. 

Participaram representantes das unidades: Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), Hospital Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF), Hospital Florianópolis (HF), Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), Hospital Nereu Ramos (HNR), Hospital Regional de Araranguá (HRA), Hospital Regional de São José (HRSJ), Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), Hospital Santa Teresa (HST), Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (IPQ), Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (ICSC), Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN), Maternidade Darcy Vargas (MDV) e Superintendência de Urgência e Emergência (SUE). 

Durante a reunião, foi apresentada uma reflexão sobre o propósito do serviço público e sobre o impacto das ações desenvolvidas nas unidades. Em seguida, os presentes foram organizados em grupos para a realização de um estudo de caso, voltado à análise de situações reais relacionadas ao Termo de Cooperação Técnica (TCT). 

A programação incluiu ainda a apresentação do fluxo atualizado dos estágios obrigatórios, informes sobre contrapartida para o ano de 2026, prazos para envio de documentos, atualização de relatórios e orientações referentes ao Programa Novos Valores. O encontro reforça a importância dessa parceria para o fortalecimento da formação em saúde no Estado de Santa Catarina.